O que é gestão da cadeia de suprimentos?

admin

Nenhuma empresa é uma ilha. Além de precisar se relacionar com clientes, investidores e parceiros, todo negócio deve cuidar ainda do relacionamento com fornecedores de suprimentos. Só assim é possível se manter funcionando e otimizar todos esses processos, a fim de caminhar rumo ao sucesso! Já ouviu falar sobre a gestão da cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM)?

Neste post especial, vamos detalhar esse conceito, mostrar quais profissionais precisam estar envolvidos na gestão, apontar os principais desafios a serem superados, os erros a serem evitados e, claro, como ter uma gestão da cadeia de suprimentos de excelência. Ficou interessado? Então continue lendo!

O que é a gestão da cadeia de suprimentos?

Quando o assunto é Supply Chain Management, muitos gestores só conseguem pensar no cuidado logístico — quais fornecedores escolher, quanto pagar por produto ou serviço prestado e quais devem ser as estratégias para receber, estocar e finalmente distribuir produtos.

Não restam dúvidas de que a gestão logística é ponto-chave dentro da realidade de uma empresa e, portanto, exige cuidados especiais para a obtenção de processos mais ágeis, produtivos e com custos controlados. De toda forma, precisamos ressaltar que a gestão da cadeia de suprimentos vai muito além do setor logístico!

Uma visão mais completa da Supply Chain Management entende que um produto só chega até o cliente final depois do esforço cumulativo de vários atores, desde a própria empresa, passando por seus fornecedores até chegar aos transportadores e órgãos públicos.

É importante ter em mente que essa relação não é resumida a processo de compra, transporte, estocagem e venda. Além da troca de materiais em si, o compartilhamento de informações estratégicas, a adoção de políticas conjuntas de conformidade e compliance e o esforço constante de integração de processos também estão envolvidos.

Com essas perspectivas em mente, o momento é ideal para listar as principais atividades realizadas dentro do âmbito da gestão de suprimentos. São elas:

  • localização e seleção de fornecedores;
  • compra de materiais e insumos;
  • desenvolvimento e fabricação de produtos;
  • transporte de suprimentos e produtos;
  • gestão do fluxo diário de materiais;
  • coordenação da ação de fornecedores, transportadores e clientes;
  • criação e manutenção de canais de comunicação entre atores da cadeia de suprimentos.

Fonte: Docusign

93 total views, 1 views today

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *